O Caramujo trombeta – Melanoides tuberculatus (Müller, 1774)
1869 palavras
8 páginas
IntroduçãoO Caramujo trombeta – Melanoides tuberculatus (Müller, 1774) pertencente ao reino animália, filo Mollusca, classe Gastropoda, ordem Mesogastropoda, família Thiaridae, gênero Melanoides é uma espécie de climas tropicais e subtropicais originária do norte e leste da África e sul da Ásia. Teve sua primeira aparição no Brasil na cidade de Santos (SP) por volta de 1967. Possuem alta capacidade migratória e muita facilidade de adaptação, por essa razão se estabelece em praticamente todos os tipos substratos em ambiente de água doce. Por ser uma espécie muito prolífica, em determinadas circunstâncias consegue excluir, por competição, outros moluscos com que convive no mesmo meio. Ainda é usado para controle biológico do vetor da esquistossomose na República Dominicana e Porto Rico, e o foi por muito tempo em nosso país. Nos locais onde foi introduzido, houve sucesso na redução da população de Biomphalaria glabrata (Say, 1818), Biomphalaria tenagophila (Orbigny, 1835)e Biomphalaria straminea (Dunker, 1848)que são hospedeiros intermediários do verme Schistossoma mansoni. Em contra partida o M. tuberculatus também é vetor de outros vermes Paragonimus westermani (kerbert, 1878) e Clonorchis sinensi (COBBOLD, 1875).
No presente estudo, relatamos as características morfológicas da espécie M. tuberculatus, assim como das espécies vetores da esquistossomose B. glabrata, B. tenagophila e B. straminea, e como a inserção da espécie M. tuberculatus em habitats reduziu a população das espécies vetores do verme Schistossoma mansoni, causador da esquistossomose.
1. Caramujo trombeta – Melanoides tuberculatus (Müller, 1774)
O gastrópode Melanoides tuberculatus (Müller 1774) é uma espécie nativa do Leste da África, Sudeste da Ásia (GENNER et al., 2004). Atualmente, esta espécie está presente em grande parte das áreas tropicais e subtropicais do mundo. A ocorrência desta espécie foi registrada pela primeira vez no Brasil, na cidade de Santos (SP) em 1967 (VAZ et