AS RELA ES TNICO RACIAS TRABALHO
1017 palavras
5 páginas
O PAPEL DA GESTÃO EMPRESARIAL SOCIALMENTE RESPONSAVEL PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVELAluno: NOGUEIRA, Maria Emília
ORIENTADOR: CAMPELO, Willian Lopes
AUTO INSTRUCIONAL As relações étnico – raciais como projeto para a construção de uma sociedade justa, igual e equânime
A sociedade brasileira é constituída por diferentes grupos étnicos – raciais que a caracterizam, em termos culturais, como uma das mais ricas do mundo.
Entretanto, sua história é marcada por desigualdades e discriminações, especificamente contra negros e indígenas, impedindo dessa forma, seu pleno desenvolvimento econômico, político e social.
O termo raça tem sua origem datada no século XVII, passou a ser utilizado no sentido de justificar as diferenças fenotípicas entre seres humanos e marcar relações de dominação político – cultural de um grupo sobre o outro. Do ponto de vista biológico não faz sentido a utilização da palavra raça, pois não existem raças biológicas, entretanto observando pela óptica social existe sim uma conotação de raça onde se percebe que a noção brasileira de “cor” interfere na sociedade, e as desigualdades e discriminações são efetivamente raciais e não apenas na classe.
Outro conceito bastante utilizado nos estudos sobre as relações raciais é o de etnia. O conceito de etnia pelo pensamento de Cashmore (2000), diz respeito a “um grupo que possui algum grau de coerência, solidariedade, origens e interesses comuns. Um grupo étnico é mais do que um ajuntamento de pessoas, as pessoas devem ser agregados ao seu pertencimento histórico e cultural”.
“RIBEIRO (1997), diz que trabalhar com o tema das relações raciais não significa diminuir a questão principal que é o direito humano, mas que o campo das reações raciais é um dos muitos espaços de discriminação, preconceito e dominação, e colocar- se nesse espaço particular é se comprometer com uma luta maior em favor dos direitos humanos.”
A realidade brasileira de crença e absorção da divisão da sociedade em raças é um fato