O capitalismo e suas crises
SÃO LUIS, 09 DE JANEIRO DE 2015.
PRISCILA PENHA COELHO.
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ECONOMIA (HO)
CURSO: DESIGN
O CAPITALISMO E SUAS CRISES
SÃO LUIS - MA
2014
A história conta como surge a política econômica vigente nos dias de hoje – O capitalismo. Os fatos mostram que uma espécie de pré-capitalismo, ainda não o sendo, se ascendeu a partir do aparecimento das Cruzadas. Elas foram importantes para despertar a Europa do feudalismo, fazendo com que surgissem grandes feiras e consequentemente a troca do dinheiro na prática comercial. Tornando-o a moeda de troca mais favorável, pois poupava tempo e energia na troca de mercadorias e ainda incentivava o comércio.
No feudalismo é possível notar o estacionamento das riquezas, onde o dinheiro não circulava já que não se tinha onde e com o que investir. Por isso a riqueza era medida pela quantidade de terra que uma pessoa possuía.
Com o aumento do comércio após o advento das cruzadas, houve um considerável crescimento das cidades. Isso acarretou no desgaste do sistema feudal e fez com que a migração campo-cidade crescesse consideravelmente. Ainda assim no começo do desenvolvimento das grandes cidades, lutava-se por liberdade de terra. Desejava-se sua própria legislação criminal, seus próprios tribunais. Uma vez que o feudalismo deixara de ser uma realidade para as cidades.
O surgimento das cidades trouxe a necessidade de se obter do campo o suprimento de alimentos. Trazendo uma divisão de trabalho entre cidade e campo. E consequentemente o desenvolvimento agrário. A terra agora poderia ser comprada e vendida, marcando o fim do antigo mundo feudal.
Na Idade Média surgiram nações, as divisões nacionais se tornaram acentuadas, as literaturas nacionais fizeram seu aparecimento, e regulamentações nacionais para a indústria substituíram as locais. O rei começa a ter uma imagem de mais valor, obteve um