O capital de giro como fator estratégico para o desempenho das empresas
Fagner Pinheiro de Oliveira
RESUMO
Este artigo apresenta a importância do Capital de Giro para o bom funcionamento das empresas, nele temos como objeto de estudo explorar a importância de uma eficiente administração de capital de giro que envolve a Liquidez das empresas e conceitos de administração de capital de giro, considerado muitas vezes fator preponderante na gestão das finanças da empresa.
A gestão financeira tem por objetivo geral, direcionar a empresa para que esta obtenha lucro dentro de um nível aceitável de riscos e que esse lucro se transforme rapidamente em dinheiro, uma vez que ele normalmente esta em forma de estoque e precisa ser convertido em dinheiro, assim faz-se necessário uma gestão eficiente do controle e planejamento do estoque e contas a receber, pois estão diretamente ligados na geração de receitas, influenciando assim a liquidez e o capital de giro da empresa.
Palavras-Chave: Capital de Giro; Liquidez; Equilíbrio Financeiro; Gestão e Empresas
1. INTRODUÇÃO
Anteriormente as pessoas viviam a base de troca de mercadorias para sobreviver, sem a utilização de moeda. Após o surgimento da moeda essa forma de comercialização teve fim. A partir disso a troca seria feito através de papel moeda. Com isso surge a necessidade de se ter um capital, para girar os recursos.
O capital passou a ser algo indispensável no dia a dia das pessoas e das empresas em geral. Onde, para as empresas o seu objetivo principal seria a obtenção do lucro e quitação de dívidas.
Com o desenvolvimento do capitalismo e o surgimento das transações comerciais entre as empresas, surgiu a necessidade de as mesmas possuírem um instrumento que lhes oferecesse a possibilidade de medir a capacidade dos devedores em cumprir com os seus compromissos financeiros.
A Liquidez consiste num dos temas mais antigos na Teoria das Finanças, sem perder a sua importância, ainda sendo alvo de