capital de giro
“Trabalho apresentado como exigência da disciplina: Análise das Demonstrações Contábeis do Curso de Ciências Contábeis do UNIDESC.”
Professor: Jorge Henrique Renzler Fraga
.
LUZIÂNIA – GO
2011
Resumo
Este artigo possui como propósito a análise da administração do capital de giro, realizado nas empresas de pequeno porte da região do entorno sul do Distrito Federal. A administração do capital de giro por meio de análise e planejamento estratégico das contas do ativo e passivo circulante de modo a preservar a liquidez da empresa, observando elementos como, capital de giro líquido, capital em giro líquido, investimentos, administração de estoques, prazos de recebimento e pagamento.
Palavras-chave: Administração do capital de giro; Liquidez; Análise; Planejamento estratégico.
Introdução
O Entorno Sul do Distrito Federal abrange os municípios de Valparaíso, Cidade Ocidental e Luziânia, estes obtiveram um crescimento econômico nos últimos anos tornando a região extremamente competitiva devido a inúmeras empresas de variados setores e diferentes portes disputando uma colocação no mercado. Para as empresas se manterem competitivas no mercado é necessário uma gestão financeira adequada, visando à manutenção do equilíbrio financeiro.
A administração do capital de giro constitui os recursos necessários para o financiamento da empresa, sustenta as operações diárias e os investimentos necessários para a continuidade de suas atividades operacionais, sendo uma variável estratégica que determina a sua continuidade. “o nível e a importância do capital de giro variam, evidentemente, em função das características de atuação de cada empresa, do desempenho da conjuntura econômica e da relação risco (liquidez) e rentabilidade desejada” (ASSAF NETO; SILVA, 2003, p. 450).
Administração do Capital de Giro
O capital de giro proporciona a base para o