O CAMPO E A ABORDAGEM ANTROPOLÓGICOS

410 palavras 2 páginas
O CAMPO E A ABORDAGEM ANTROPOLÓGICOS
Em todas as sociedades, o ser humano sempre se interrogou sobre si mesmo e observou os homens de sua própria sociedade e de outras vizinhas. Portanto essa reflexão do homem sobre o homem e sobre suas sociedades são tão antigas quanto a humanidade, mas a fundação de uma ciência e de um pensamento científico sobre o homem – A antropologia - surgiu no final do século XVIII.
Após a antropologia do século XIX, que estudava seres humanos e sociedades longínquas ser quase extinta - já que o seu objeto de estudo começou a desaparecer- ela procurou um meio de se manter atual e não mudar o foco, para sair da crise adotou estratégias como: estudar grupos e áreas mais tradicionais da sociedade moderna e ocidental; se preocupar politicamente com a defesa da sobrevivência e dos direitos dos povos que estão sendo destruídos; abre uma nova perspectiva de estudo, sem objeto fixo que trabalha uma abordagem científica em constante elaboração, que focaliza o estudo do homem inteiro e em todas as sociedades.
Sendo assim a antropologia do século XX – a do homem inteiro - é também o estudo dos seres humanos e das sociedades numa abordagem integrativa, de todos os ângulos, todas as dimensões, para isso a antropologia se dividiu em várias partes, são elas: A pré-histórica; lingüística; psicológica; social e cultural.
A antropologia é também uma ciência que estuda a diversidade, a característica principal do animal homem é sua igualdade, porém sua propensão á diversificar diferencia seus estilos e modos de vida, criando respostas diversas para os mesmos e antigos problemas. Essa diversidade também é característica da unidade do homem que tem aptidão para inventar modos diversos de vida e organização social.
O projeto antropológico consiste, no reconhecimento, conhecimento e compreensão de uma humanidade plural, provocando uma revolução que começa com um novo modo de olhar, não no olhar só do que se é igual, mas no olhar também para o que se tem

Relacionados

  • Bogdan Biklen Investigacao Qualitativa Em Educacao
    131054 palavras | 525 páginas