O caminho para a vida
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CURSO: SERVIÇO SOCIAL
PROJETO DE INTERVENÇÃO
1- IDENTIFICAÇÃO
ENTIDADE EXECUTORA: Departamento de Serviço Social
ISNTITUIÇÃO VINCULADA: Patronato Magarinos Torres – Anexo Campos dos Goytacazes – RJ
PROGRAMA: Programa de acolhimento aos egressos
PROJETO: O caminho para a vida
TÉCNICA (estagiária):
Andréa de Freitas Paixão Antunes – Estagiária de Serviço Social
Graduanda em Serviço Social – UFF / Campos
Matrícula UFF: 106.36.032
PERÍODO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO: Abril/2009 a Fevereiro/2010
2- RESUMO
O presente projeto vem buscar alternativas para o problema do egresso que reside em outros municípios e que ao ser beneficiado com o livramento condicional, não tem a princípio, condição financeira de arcar com as despesas de transporte e de pernoite, pois alguma vezes, são impossibilitados (pela distância entre municípios) de retornarem a sua residência de referência familiar neste mesmo dia, e para os que perderam por completo os vínculos familiares durante seu período de reclusão e precisam de um abrigo até poderem se estabelecer por si só.
3- APRESENTAÇÃO
O Patronato Magarinos Torres - Anexo Campos encontra-se localizado à Av. XV de Novembro, nº 501, Centro – Campos dos Goytacazes/RJ. Inicialmente, sua finalidade é, de acordo com a Lei nº 7.210/84 – Lei de Execução Penal , em seu Art. 78, “ destina-se a prestar assistência aos albergados e aos egressos”.[1]
De um modo geral, os Patronatos são entidades que possuem como objetivo primordial, readaptar o egresso ao meio social, fornecendo-lhe recursos materiais e oferecendo conforto moral de modo a :
“ auxiliar o egresso na sua nova vida. Fa-lo eliminando obstáculos, suprimindo sugestões delituosas, propiciando trabalho e até assistindo materialmente o liberado, se necessário. É a sua função verificar a readaptação social do antigo recluso” ( CF. GABRIEL J.F. Ob.