O Brasil e o mundo em 2003
Lula assume o poder, cai o regime de Saddam na guerra americana, fraude mina carreira de Gugu,
Daiane faz história, Cruzeiro ganha tudo e Globo perde Roberto Marinho
No dia 1º de janeiro de 2003 Luiz Inácio Lula da Silva tomava posse e Brasília via uma festa da posse que entrou pra história. Depois da posse o governo Lula começava pra valer. Durante o primeiro ano Lula viajou muito visitando 27 países mas enfrentou problemas, devido às filas dos aposentados, com os rebeldes dissidentes Heloísa Helena, Babá, Luciana Genro e João Fontes que votaram contra a Reforma da Previdência e foram expulsos do partido e a economia crescia pouco. E em uma de suas frases impactantes ele disse que o Brasil faria o espetáculo do crescimento.
A segunda Guerra do Golfo liderada pelos Estados Unidos teve rápido desfecho. O principal motivo para a guerra foi a alegação de que o Iraque tinha armas químicas e que eles tinham ligação com a rede terrorista al Qaeda de Osama Bin Laden. Em 20 de março a cidade de Bagdá foi bombardeada e depois de três semanas o regime de Saddam Hussein caía. O ditador iraquiano se escondeu em buracos até ser encontrado em dezembro. Mas a Guerra não havia terminado. Forças rebeldes resistiram e a tentativa de formar um governo democrático no país falhou. Os conflitos com a insurgência seguiram. Em 19 de agosto um atentado à sede da ONU mata o brasileiro Sérgio Vieira de Mello.
Uma explosão no Centro de lançamento da Base de Alcantara mata 21 cientistas quando o VLS 1 103, um veículo lançador de satélites explode matando os cientistas e interrompendo o programa espacial brasileiro
Um crime banal choca a sociedade. O casal de jovens Liana Friedenbach e Felipe Caffé são mortos por Champinha, um menor de idade e reacendeu o debate sobre a maioridade penal. Os dois foram sequestrados e mortos por Champinha que confessou o crime.
A Operação Anaconda, uma investigação da Polícia Federal que