O BRASIL SE TORNOU NAÇÃO ANTES DE SE TORNAR IMPÉRIO?
330 palavras
2 páginas
LEO MACIEL | HISTÓRIA V – FNSLBRASIL IMPÉRIO | JAIME
O BRASIL SE TORNOU NAÇÃO ANTES DE SE TORNAR IMPÉRIO?
(reflexão)
Sob alguns aspectos podemos dizer que sim, embora que em termos de institucionalização formal podemos dizer que não.
Sabemos dos conceitos atuais de Nação:
1. Conjunto de indivíduos habituados aos mesmos usos, costumes e língua;
2. Estado que se governa por leis próprias;
3. Casta, raça;
4. Naturalidade, pátria;
5. Agrupamento de seres num território fixo ligados por origem, tradições, costumes, etc.;
6. Ligados por uma língua e símbolos;
7. Povo;
8. Povo organizado politicamente num território.
Então sim! Desde quando grupos começaram a conviver aqui e a ter interesses comuns, mesmo que inicialmente de maneira forçada, quando escolheram um nome ao lugar onde vivem, quando começaram a ter ideia de fronteiras, de propriedade, de “lar”, vilarejo ou cidade, de bandeiras e hinos, de leis e ordens, enfim, surgiu uma Nação.
Desde quando os jesuítas editaram um dicionário com língua indígena, forjaram intrinsecamente a imagem de uma Nação Nativa.
Na apostila usada neste semestre, no primeiro capítulo, tem o enunciado “Uma Nação para os Escravistas". No sétimo capítulo, onde fala de ideologias e de literatura, revela um sentimento nacionalista entre o povo.
Até a própria expressão "diga ao povo que fico" de dom Pedro I sugere um espírito nacionalista. E Os movimentos políticos (“partidos”) que se organizaram contra a Coroa, fizeram manifestos típicos de nacionalismo.
A própria relação cultural, política e religiosa entre Brasil e Portugal destacam uma espécie de Nação em duplo território.
De forma peculiar a História apresenta a ideia que para muitos existia o entendimento de uma única Nação, mesmo que separada pelo Atlântico.
São inúmeras as referencias de Nação na História do Brasil, inclusive podemos afirmar que o próprio Império foi uma Nação - NAÇÃO IMPERIAL.