art noveau
• Até fins do século XIX, a arquitetura baseou-se no historicismo, fortemente influenciada pelas antigas tradições clássicas.
• Por volta de 1890, com o grande avanço da industrialização, artistas de todo o mundo ansiavam por uma arquitetura renovada.
• Nasce então, como consequência dessa crise, uma nova forma de criar, descendente de jovens artistas que colocam em prática um novo estilo original com ideias, formas e experiências audaciosas e cada vez mais distantes do velho repertório das escolas.
A art nouveau foi um movimento de arte que surgiu no final do século XIX até as primeiras décadas do século XX.
Geralmente expresso na arquitetura, no desenho de interiores, artesanato, vidro, cerâmica, telas e ilustrações de livros, seu elemento principal são as linhas curvas e ondulantes que sugerem movimento. A art nouveau surgiu graças ao movimento Arts and Crafts, originário da Inglaterra, e que tinha como principal objetivo aproximar mais a arte das pessoas, já que as obras de arte se fabricavam massivamente com técnicas industriais.
Bruxelas foi fundada quando em sua região foi construída uma fortaleza.
No século XV, Bruxelas tornou-se capital do
Principado dos Países Baixos, que posteriormente foi dominado pelos espanhóis.
Victor Horta (Gante, Janeiro de 1861 —
Bruxelas, 9 de Setembro de 1947) foi um arquitecto belga, o pioneiro do Art nouveau na Bélgica.
Quebrando o esquema dos três cômodos interligados, característica comum das casas de Bruxelas,
Horta introduz luz e fluidez por toda parte assim como uma decoração onipresente dominada até nos mais ínfimos detalhes.
Muitos detalhes inusitados e soluções geniais O artista construiu, em 1892, uma das obras mais importantes para a difusão do art nouveau: a casa
Tassel na Rua Turin, em Bruxelas. A casa marca o surgimento da art nouveau no campo da arquitetura, realizando plenamente os ideais do
movimento