O brasil republicano
Victória Lopes Pera
3° ano B
Professora Patrícia
Pg.1
INTRODUÇÃO
A partir de 1850, a economia no Brasil passou por grandes transformações, como o surto do desenvolvimento industrial, a expansão de bancos, do comércio, o surgimento das ferrovias, a mão de obra assalariada dentre outros fatores econômicos. Mas o que mais contribuiu para o avanço econômico na época foi à produção e exportação do café, causando um efeito multiplicador, sobre a economia do Oeste Paulista.
Esta modernização econômica causou conflitos em diversos setores, por exemplo; as províncias que necessitavam do trabalho escravo e as que haviam modernizado seus métodos de produção. Dentre esses e muitos outros fatores, é que surge a oposição ao sistema monárquico, que é constituído por pessoas que desejavam o fim da escravidão, a separação de Igreja e Estado, a exclusão do Senado, do Poder Moderador, etc. O que fez com que em 3 de Dezembro de 1870 fosse criado o Manifesto do Partido Republicano, com críticas á monarquia e apresentações das qualidades da República.
Em 1873 é fundado o Partido Republicano Paulista (PRP), o que origina outros partidos.
A abolição da escravidão também foi um fator de grande influência para o declínio da monarquia, na década de 1880 já havia diversos movimentos de resistência por parte dos escravos, com constantes fugas. Então em 13 de Maio de 1888 com a Lei Áurea houve o fim da escravidão, mas isso não foi o suficiente para que a monarquia prevalecesse.
A questão social e a questão militar foram os fatores principais que contribuíram para o fim da monarquia, assim como a questão religiosa também exerceu essa influência. Na questão militar, a guerra do Paraguai, o pensamento