O brasil pós guerra
O primeiro presidente e o que iniciou esse processo no Brasil foi Getúlio Vargas ainda no Estado Novo. Ele era considerado o Pai da Pátria e dos Pobres devido a criação de dois partidos: Partido Social Democrático (PSD) e o Partido Trabalhista Brasileiro ( PTB ). E ainda contou com o apoio do Partido Comunista do Brasil. Mas após algum tempo, a UDN ( União Democrática Nacional ) entrou numa luta clandestina contra a ditadura de Getúlio e, depois de muitas manifestações de ruas, Getúlio foi deposto. E em 1945 deu - se as eleições com a vitória de Eurico Dutra.
Dutra foi o segundo presidente populista mas seu governo teve muitos fracassos econômicos e sociais: o fechamento do PCB, a elevação do custo de vida, o aumento da inflação, que crescia a cada dia, e o gasto com produtos estrangeiros supérfluos.
Logo após o final do mandato de Dutra, Vargas entra novamente no cenário político lançando sua candidatura a presidência do Brasil, É eleito com o apoio total do proletariado urbano, das classes médias ligadas a burocracia estatal, das empresas privadas. Teve um governo difícil com pressões intensas de grupos influentes de industriais, banqueiros, militares e políticos udenistas que exigiam a renúncia do presidente. Vendo que o golpe de Estado seria iminente Getúlio suicida - se no dia 24 de agosto de 1954.
Inicia - se, então, a campanha presidencial com a total ascensão de Juscelino Kubitschek que começou um governo totalmente desenvolvimentista. Desenvolveu a indústria de bens de consumo duráveis com o apoio do capital estrangeiro. Fez o Plano de Metas que dizia desenvolver o país 50 anos