O brasil nos jogos olímpicos de 2012
887 palavras
4 páginas
O Brasil competiu nos Jogos Olímpicos de Verão de 2012, em Londres, no Reino Unido, que ocorrem de 27 de julho a 12 de agosto. Essa é a vigésima primeira participação do país nas Olimpíadas de Verão, sendo a décima nona consecutiva. Após todas as seletivas, a equipe brasileira fechou em duzentos e cinquenta e sete atletas, sendo cento e trinta e cinco homens e cento e vinte e duas mulheres, conquistadas em torneios classificatórios de trinta e duas modalidades: atletismo, basquetebol, boxe, canoagem (slalom e velocidade), ciclismo (BMX, estrada e montanha), esgrima, futebol, ginástica artísitica, handebol, halterofilismo, hipismo (adestramento, CCE e saltos), judô, luta olímpica, nado sincronizado, natação, pentatlo moderno, remo, saltos ornamentais, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela, voleibol e voleibol de praia. A expectativa do Comitê Olímpico Brasileiro é alcançar os resultados da edição anterior, em 2008, em Pequim, na China, quando a delegação foi composta por 277 atletas e conquistou 15 medalhas (3 de ouro) e 41 finais.
Londres foi a primeira cidade a sediar oficialmente os Jogos Olímpicos da Era Moderna por três vezes - as anteriores foram em 1908 e 1948.
Delegação
Presidente brasileira Dilma Rousseff com parte da delegação olímpica no Crystal Palace National Sports Centre antes do início dos Jogos.
A delegação brasileira, chefiada pelo ex-jogador de voleibol Bernard Rajzman, é a segunda maior da história da participação brasileira em jogos olímpicos, apenas perdendo para Pequim 2008. Mesmo tendo uma delegação numericamente inferior, esse grupo conseguiu feitos importantes para o esporte nacional. Um deles é o retorno do basquete masculino à disputa. A última participação da equipe havia sido em Atlanta 1996. Também registra-se classificação recorde da delegação do pugilismo, com um total de dez atletas, sendo três mulheres, em três categorias femininas em disputa. Pela primeira vez, o judô brasileiro consegue levar