historia do boxe
- Muhammad Ali conquistou medalha de ouro na categoraia meio-pesado, nos Jogos Olímpicos de Roma (1960).
- O boxeador canadense Lennox Lewis venceu o norte-americano Riddick Bowe na final dos superpesados dos Jogos Olímpicos de Seul (1988).
- O boxeador cubano Teófilo Stevenson foi três vezes campeão olímpico na categoria peso pesado (entre 1972 e 1980).
Você sabia?
- Nas Olimpíadas de Londres 2012, o boxe foi uma das modalidades olímpicas. Foi também a estréia do boxe feminino em Jogos Olímpicos. O Brasil teve uma boa participação no evento com três medalhas conqusitadas. O boxeador brasileiro Esquiva Falcão ganhou uma medalha de prata, enquanto que Yamaguchi Falcão e Adriana Araújo levaram de bronze.
- A única edição dos Jogos Olímpicos que não houve disputas de boxe foi em 1912 (Olimpíadas de Estocolmo). Em função de uma lei que proibia a prática do esporte no país, o boxe não foi relacionado como modalidade olímpica.
O boxe está presente em todas as edições dos Jogos Olímpicos desde St. Louis 1904, com exceção dos Jogos de Estocolmo, em 1912, devido a uma lei sueca que bania a prática do esporte em seu território.
Disputado apenas por homens até os Jogos de 2008, o Comitê Executivo do COI aprovou a introdução do boxe feminino em 2009, sendo incluído já nos Jogos de 2012.1
É organizado em uma série de torneios divididos por categorias de acordo com o peso. O número de categorias na disputa olímpica já variou de cinco a doze, sendo programadas para 2012 dez categorias masculinas e três femininas.1 Até Berlim 1936, a pesagem oficial era medida em libra, sendo a partir de Londres 1948 calculada em quilogramas.
Servillo de Andrade
Servílio de Oliveira foi um dos maiores pugilistas do Brasil em todos os tempos. Nascido em São Paulo em 06 de maio de 1948, escreveu definitivamente seu nome do "hall’ dos grandes atletas ao conquistar a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 1968.
Por