historia do boxe
História do Boxe e suas características
O boxe só ganhou algumas regras, aproximando-se do que é hoje, no século XVII, no Reino Unido no ano de 1867. O boxe é um esporte, também considerado arte marcial, que faz parte dos Jogos Pan-americanos e também das olimpiadas.Nas Olimpíadas de Londres 2012, foi a estréia do boxe feminino em Jogos Olímpicos. O Brasil teve uma boa participação no evento com três medalhas conquisitadas. O boxeador brasileiro Esquiva Falcão ganhou uma medalha de prata, enquanto que Yamaguchi Falcão e Adriana Araújo levaram de bronze. A única edição dos Jogos Olímpicos que não houve disputas de boxe foi em 1912 (Olimpíadas de Estocolmo). Em função de uma lei que proibia a prática do esporte no país, o boxe não foi relacionado como modalidade olímpica.
Regras
* o uso de luvas e o número de assaltos foram determinados como regras oficiais. *Para tornar as lutas mais competitivas, as regras do boxe definiram categorias que variam de acordo com o peso do lutador (boxeador)
* As lutas profissionais possuem, no máximo 12 assaltos com 3 minutos cada, em determinadas competições o número de assaltos pode ser menor.
*No final de cada assalto, os lutadores ganham pontos, que são atribuídos por cinco jurados da luta, estes pontos, definidos por golpes e defesas, servem para definir o ganhador em caso da luta chegar até o fim.
*Quando um lutador consegue derrubar o adversário e este permanece por 10 segundos no chão ou não apresentar condições de continuidade na luta, ela termina por nocaute.
*Não são permitidos golpes baixos (na linha da cintura ou abaixo dela).
Nas regras atuais são consideradas faltas:
- Abraçar, atracar-se, ou agarrar excessivamente.
- Desferir