O bom professora
COMUNICADOR PROBLEMA:
O PROFESSOR IDEAL
Trabalho apresentado às disciplinas, Diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental, Organização do trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental, Fundamentos e metodologias do ensino de história, Fundamentos e metodologias do ensino de geografia da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Prof. Josilaine B. R. Nascimento, Edilaine Vagula, Cyntia Simioni, Eliane França, Juliana Fogaça.
Cachoeiro de Itapemirim
2011
INTRODUÇÃO
Quando se faz a escolha de uma profissão nem sempre se tem noção de tudo que acontecerá no decorrer do curso de graduação ou no decorrer de sua carreira profissional.
Não é nenhuma novidade dizer que a educação é um dos mais importantes instrumentos de modificações sociais, bem como impulsionador do desenvolvimento humano integral, com capacidade de transformar o homem num ser pensante, crítico, enfim, um cidadão pleno. Assim, a educação tem a finalidade de formar pessoas capazes de analisar, compreender, ser crítica e ter responsabilidade diante da sociedade e de levar avante tanto o progresso individual quanto social.
Nos últimos tempos, as transformações que a sociedade tem experimentado trazem desafios enormes para a educação de modo geral. Em um sistema globalizado de extrema competitividade e ao mesmo tempo exigindo perfis de formação flexíveis, o mercado de trabalho brasileiro espera, na perspectiva de uma formação universitária, pessoas que desenvolvam ao máximo suas capacidades e habilidades.
Inovação, criatividade, rapidez nas tomadas de decisão, capacidade de raciocínio, imaginação criativa, capacidade de análise, liderança, busca contínua pelo aprendizado, conhecimento e domínio de tecnologias da informação, entre outros o mínimo que se exige do profissional numa sociedade que requer a cada instante uma qualificação
Definir como seria um professor ideal não é tarefa fácil, isto porque tal definição envolve