O beijo que transforma
RESUMO
Este artigo faz uma relação entre o Humanismo e o “beijo”, utilizando-se da metáfora do sapo e dos conceitos do humanismo de Moreno, Rogers e Amatuzzi.
O objetivo é descrever o encontro entre terapeuta e cliente, onde acontece uma verdadeira metamorfose. A descoberta do verdadeiro self, proporcionando o surgimento da concepção positiva da pessoa, ao descobrir seu próprio eu com o resgate da espontaneidade e da criatividade. E, a partir dessa abordagem, salientar a importância da postura do terapeuta que atuando como um facilitador do processo do cliente, faz emergir o “eu” esquecido.
Palavras-chave: Psicodrama, Abordagem Centrada na Pessoa, Processo Pessoal, Relação Terapeuta-Cliente, O Beijo.
ABSTRAT
This article does a relation between the humanism and the kiss, using the toad metaphor and the Moreno's, Roger’s and Amatuzi’s humanism concepts. the objective is describe the encounter between the therapist with the patient, which provides the patient something same as a metamorphosis, which starts with a some steps process, from the people, from the true self discovery, from the born of the person’s positive conception, from the rescue of the spontaneity and creativity. Will be stressed the therapist posture importance, who acts as a facilitator of the patient’s process, doing the forgotten patient’s self emerge again.
Keywords: psychodrama, person-centered approach, personal process, therapist client relationship, the kiss
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo o conhecimento do Humanismo Existencial, sob o aspecto da relação terapeuta/cliente a partir das perspectivas e estudos de Moreno, Rogers e Amatuzzi salientando as condições necessárias a um psicoterapeuta que deseja atuar nesta área da Psicologia. Este estudo deu-se a partir da analise comparativa entre a metáfora “O beijo”, e sua relação com o Humanismo e o beijo. A metáfora traduz de uma maneira original e