O batismo de jesus
O batismo de Jesus foi um acontecimento tão importante quanto a sua crucificação, o objetivo aqui é expor de forma simples e clara a doutrina que essa palavra tem sobre nós até hoje.
Um ato indispensável na expiação dos nossos pecados, porém quase nunca lembrado, é o batismo do nosso Senhor Jesus. Expiação = Pagamento com sacrifício. Por ser pouco mencionado nos Evangelhos, pouco também é pregado, por isso, pouco se tem entendimento. Mas o Espírito Santo, que pode e quer nos ensinar todas as coisas, nos ensinará hoje também!
Muitos entendem que Jesus passou pelo batismo das águas apenas com o intuito de nos deixar um “exemplo” a seguir. Talvez durante anos muitos cristãos ouviram, aprenderam e até pregaram desta forma. Antes de entender qual é o “momento” do batismo de Jesus na expiação dos nossos pecados, precisamos fazer uma breve reflexão sobre a passagem de 1 João 5:6-8, que diz:
“Jesus Cristo é aquele que veio com a água do seu batismo e com o sangue da sua morte. Ele veio com a água e com o sangue e não somente com a água. E o próprio Espírito Santo é testemunha de que isso é verdade porque o Espírito é a verdade. Há três testemunhas [no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo, e estes três são um. E três sãos os que testificam na terra]: o Espírito, a água e o sangue; e esses três estão de pleno acordo.”
O que é que estes três testificam e concordam num só propósito na terra?
Os versículos 9 e 10 na continuação da passagem respondem: Testificam o propósito da salvação para aqueles que creem no Filho de Deus. E a salvação é liberada por Jesus mediante a expiação dos pecados.
A EXPIAÇÃO DOS PECADOS (LEVÍTICOS)
“Chamou o SENHOR a Moisés e, da tenda da congregação, lhe disse:” Lv 1:1
Aqui inicia uma série de ordenanças que Deus instituiu para exercer o sacerdócio levítico:
- Oferta de cordeiro macho e sem defeito ou mancha (1:3);
- Imposição de mãos sobre a cabeça do holocausto para que seja aceito a favor