Batismo nas águas
Introdução:
Vamos estudar hoje o início do batismo cristão, a fórmula bíblica do batismo por imersão e em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Estudaremos quem deve e quem não deve ser batizado, o significado do batismo e a responsabilidade do batizando.
1- O Início do Batismo Cristão:
O batismo cristão não é um sacramento- (algo para a santificação da alma) como ensina a Igreja Católica. A palavra sacramento não existe no Novo Testamento; provém do latim e significa: “o meio de alcançar a graça divina”. Jesus não nos deixou nenhum sacramento. Jesus nos deixou duas Ordenanças:
“O Batismo é a primeira ordenança e a Ceia do Senhor é a segunda.”
Convém que todo salvo seja primeiro batizado para depois participar da Ceia. O batismo cristão começou com o Senhor Jesus. Ele foi o primeiro, ao ser batizado por João Batista.
João era chamado de “Batista” ou “Emergidor” por causa do batismo que Deus lhe mandara realizar. Este batismo, conhecido como batismo de João ou de arrependimento (MT 3:5-8 e AT 19:1-5), era temporário, pois visava preparar o povo para receber Jesus, fazendo a transição da lei e profetas do Antigo Testamento, para o Evangelho de Jesus Cristo no Novo Testamento. O batismo de João Batista era para quem queria se arrepender e ser salvo. O Cristão é para quem já se arrependeu e já está salvo. Jesus não necessitava de batismo, mas batizou-se , dando-nos o supremo exemplo como homem. MT 3:13-17
2- O Batismo Cristão é por Imersão-(Mergulhar, submergir):
Há igrejas que batizam por Aspersão ou Borrifação-(Respingar ou molhar com pequenas gotinhas). Usam a palavra “Rantizo” do grego, que significa aspergir ou salpicar. A palavra Batismo é apenas transliterada do grego “baptizo”. “Baptizo significa imergir ou mergulhar”. Sempre que a bíblia se refere ao batismo, a palavra usada é “Baptizo e nunca Rantizo”. Em RM 6:3-5 alguns símbolos reforçam o ensino sobre o batismo por