O Bate
Interessante que conheci uma pessoa que dava a seguinte resposta para este tipo de pergunta: “É claro que Deus não pode fazer isso. Pois fazer uma coisa sem sentido assim seria estúpido e Deus não faz coisas estúpidas”.
Embora esta resposta seja engraçada e, posso até mesmo dizer, tenha lá as suas verdades, não é mesmo a forma mais adequada de responder o questionamento.
Antes de enveredarmos pela resposta propriamente dita, vamos começar por entender a ideia por trás da pergunta.
Como você já deve ter notado, a ideia é a seguinte:
Se a resposta for SIM, Deus não seria todo-poderoso, pois ele não teria o poder de levantar a pedra em questão.
Se a resposta for NÃO, Deus também não seria todo-poderoso, pois haveria pelo menos uma coisa que Ele não poderia fazer: criar a referida pedra.
De toda maneira, teríamos um Deus que não seria todo-poderoso e, portanto, que nem mesmo Deus seria, já que a onipotência é uma das características essenciais de Deus.
Afinal, foi Ele que criou o universo a partir do nada, certo? Ele não é onipotente, como não poderia criar uma pedra como esta da pergunta?
Bem, sempre que me fazem esta pergunta, identifico que a pessoa que questiona não conhece o verdadeiro conceito de onipotência de Deus. É que as pessoas geralmente pensam que o fato de Deus ser todo-poderoso, onipotente, representa a sua capacidade de fazer qualquer coisa que queira.
Não é bem assim. Aliás, eu tenho até a capacidade de fazer algumas coisas que Deus não pode fazer. Não, não é que eu seja, digamos assim, muito convencido. Na realidade, você também tem essa capacidade. Aliás, todos seres humanos a têm. Basta pensar um pouco. Você saberia me dar um exemplo de algo que podemos fazer mas o Deus todo-poderoso não