O Barril de Amontilado: a narração da vingança definitiva
1207 palavras
5 páginas
Universidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Letras - Departamento de Linguística, Filologia e Teoria Literária
Leituras Orientadas II - Turma B – Prof. Claudia Luiza Caimi
O Barril de Amontilado: a narração da vingança definitiva
Vitória Leal Cunha
Introdução
Ao longo desse texto, pretende-se observar como o narrador nos mostra os acontecimentos e como eles nos levam para o clímax da história no conto de Edgar Allan Poe, O Barril de Amontilado.
1. Crime racional motivado por sentimentos
No conto, o narrador conta para um narratário o crime que cometeu. O crime é motivado por raiva e por inveja (que está implícita durante a narração), porém é cometido de maneira extremamente racional.
Uma das características do conto é que nele não existem informações concretas sobre o passado ou futuro do crime narrado, o que intriga o leitor: “o que pode ter acontecido para causar tal desejo de vingança?”. Montresor, narrador em primeira pessoa e assassino de Fortunato, ao longo de sua narrativa, embora não revele qual foi o insulto (mencionado no primeiro parágrafo e motivo da vingança) que Fortunato lhe lançou, revela, nas entrelinhas, que tem inveja de seu “amigo”, o que pode ser mais um dos motivos do crime. Essa inveja parece estar mais explícita quando Montresor diz a Fortunato as seguintes palavras: “Você é rico, admirado, amado; você é feliz, como eu também o era. Você é um homem cuja falta será sentida. Quanto a mim, não importa.”. Montresor também pode sentir inveja por estar em uma posição inferior a de Fortunato, já que não pertence à maçonaria como ele.
O que intriga ainda mais na narrativa é como Montresor pode ser tão frio e calculista em seus atos, que consegue emparedar Fortunato sem mesmo hesitar, exceto por um “breve instante”, nas palavras do narrador, mas que foi vencido em um “momento de reflexão”, onde a razão vence a emoção. Seria essa capacidade de ser tão frio diante do crime um orgulho extremo de Montresor, que quer