O AVANÇO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL E AS CONQUISTAS DOS PROFISSIONAIS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DENTRO DESSE CONTEXTO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
CONCLUSÃO 9
4 REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
Depois de uma pesquisa minuciosa através de livros e artigos o objetivo desse trabalho é fazer um resgate histórico da trajetória da construção das políticas sociais no Brasil, buscando compreender pontos que são determinantes na atuação dos profissionais da assistência social, como por exemplo, a teoria e a metodologia da profissão. Também vamos analisar a intervenção do estado nas questões sociais, como era e como ficou depois da constituição federal de 1988. Enfim o trajeto da profissão a partir da década de 80 e seu processo ético.
DESENVOLVIMENTO
Para fazermos uma reflexão e resgatar a história do processo de construção das políticas sociais no Brasil, é necessário fazer um apanhado dos acontecimentos políticos e econômicos que permearam a edificação de tais políticas e ao mesmo tempo dentro deste contexto colocar a importância desses acontecimentos para reconceituar a profissão de assistente social.
Podemos dizer que antes de 1930 políticas sociais, eram fragmentadas e emergencialistas, não havia uma responsabilidade do Estado para com as questões sociais, os conflitos entre trabalhadores e patrões eram tratados pela força policial. A saúde publica era tratada pelas autoridades locais, não existia uma atuação do estado para atender as necessidades da população na área da saúde. Na educação também não era diferente, a rede escolar era muito reduzida, só para as elites tinha mais a função de preparar para a formação superior. Não existia uma política global de educação. A questão previdenciária então era totalmente privada organizada por empresas e a habitação não era considerada como questão de política publica. Então como vimos