O atómo
A ESTRURA
ELETROSFERA
DESCOBERTA
JOHN DALTON
ERNEST RUTHERFORD
JOSEPH JOHN THOMSON
NIELS BOHR
O ÁTOMO
O átomo é a menor partícula que caracteriza o elemento químico. Ele é composto do núcleo que contém a carga positiva (prótons) ela caracteriza 99.9% da massa do átomo e a carga negativa (elétrons) que determina o tamanho dele.
Ele até o século XIX era considerado a menor porção da matéria, porém na atualidade foi descoberto que na verdade é os prótons e elétrons tornando a idéia inicial um equívoco.
ESTRUTURA
O átomo possui em sua composição: elétrons, prótons e nêutrons.
ELETROSFERA
A eletrosfera é um conceito do Ernest Rutheford que como Dalton pensara anteriormente o átomo tampouco é constituído por partículas negativas dispersas numa esfera positiva como Thomson propôs, mas como pequenos e densos núcleos positivos dispersos em espaços vazios.
DESCOBERTA
Em volta do século V antes de cristo um filósofo grego Leucipo expressava idéias similares a do Átomo, porém essa idéia permanecia esquecida, a verdadeira descoberta do primeiro modelo do átomo foi em 1685 pelo cientista alemã Geisller.
PRÓTONS E ELÉTRONS Prótons -> Carga positiva.
Elétrons -> Carga negativa.
O átomo é a menor partícula que ainda caracteriza um elemento químico. Ele apresenta um núcleo com carga positiva (Z é a quantidade de prótons e "E" a carga elementar) que apresenta quase toda sua massa (mais que 99,9%) e Z elétrons determinando o seu tamanho.
Até fins do século XIX, era considerado a menor porção em que se poderia dividir a matéria. Mas nas duas últimas décadas daquele século, as descobertas do próton e do elétron revelaram o equívoco dessa idéia. Posteriormente, o reconhecimento do nêutron e de outras partículas subatômicas reforçou a necessidade de revisão do conceito de átomo.
O átomo possui em sua composição: elétrons, prótons e nêutrons. Vejamos como foi a descoberta de cada um desses constituintes:
O elétron (é)