o ato de perdoar
Introdução: A parábola que acabamos de ler relata o quanto o perdão tem um significado de ordem de atitude pessoal, com grande peso no Reino de Deus.
Perdoar ao próximo: É uma questão de atitude ou decisão de alguém que reconhece que foi perdoado de algo muito maior. O perdão e a justificação dos pecados se dão pelo sangue de Cristo. Perdão é gratidão á Graça e Misericórdia de Deus.
Não perdoar é não entender que foi perdoado por Deus. Se você está aqui hoje é porque pela Graça e Misericórdia de Deus você foi perdoado.
Falta de perdão é carregar no peito sentimentos que sufocam sua alegria. Um coração que carrega mágoas, ressentimentos, ira, vingança, que lembra constantemente do nome do ofensor, não pode ter uma alegria completa, pura e sincera. Ex: Um copo cheio de água limpa e clara, alguém deixa cair uma moeda ou outro objeto, essa água continuará clara porém contaminada de uma forma que se bebermos dessa água estaremos nos contaminando com uma série de germes invisíveis aos nossos olhos.
Perdoar é exercitar a Graça e a Misericórdia de Deus.
Perdoar é quebrar barreiras que impedem nosso relacionamento com Deus. Nosso culto a Deus para ser recebido é preciso sair de um coração puro, limpo de impurezas e de sentimentos ruins.
1ª Barreira (Prosperidade. ): MT 5:23-24 . Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta.
O relacionamento com teu irmão deve ser o mesmo que você tem com Deus. MC 11:25 Quando estiveres orando, perdoai, para que vosso pai que está nos céus vos perdoe(Ler VS 24,26). MC 12:33 Amar o próximo como a si mesmo é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios. 1 CR 29:9 O povo se alegrou das ofertas voluntárias que fizeram, pois fizeram de coração perfeito.
Coração perfeito é possível sim