O ambiente das empresas
O ambiente é a própria sociedade que por sua vez é constituída de outras empresas e organizações, clientes, fornecedores, concorrentes, agências reguladoras etc.
Do ambiente as empresas obtêm recursos e informações necessários para o seu funcionamento.O ambiente representa o contexto no qual as empresas existem e operam .
Para viver em seu meio ambiente as empresas selecionam e percebem diferentemente as variáveis ambientais mais relevantes para os seus interesses e procuram manter certa coerência e consonância em relação ao que percebem em seus ambientes.
Como o ambiente é extremamente vasto e complexo as empresas não podem absorvê-lo, interpretá-lo e conhecê-lo em sua totalidade e complexidade, o que seria inimaginável.
Por isso precisam mapear com freqüência seu espaço ambiental, mais esbarram em três dificuldades: seleção ambiental, percepção ambiental e os limites da empresa.
Seleção ambiental: As empresas passam a visualizar seu mundo exterior só nas partes escolhidas e selecionadas. Esse reducionismo permite compreender uma pequena amostra do ambiente, capaz de ser interpretada pela empresa.
Percepção ambiental: É uma construção, um conjunto de informações selecionadas e estruturadas em função da experiência anterior das necessidades e intenções das empresas em uma dada situação, a percepção ambiental depende muito do que cada empresa considera relevante no seu ambiente.
Limites ou fronteiras: Os limites ou fronteiras entre empresa e ambiente podem ser definidos tanto em termos de espaço ( prédios, edifícios, instalações) de tempo ( horário de trabalho) de valores e atitudes de seu empregados( quando se identificam com a empresa) ,em termos legais ( o que é propriedade da empresa), ou ainda em termos fiscais ( o que território da empresa).
O ambiente é extramente multi variado e complexo e para melhor entede-lo será necessário separar em dois ambientes:
Ambiente geral- São fatores externos que envolvem e