O ambiente da contabilidade no século xxi
Referência Bibliográfica: COELHO, C. U. F. LINS, L.S. Teoria da contabilidade; Abordagem Contextual, Histórica e Gerencial; Cap. 1. Ed. Atlas
O contexto econômico e social mundial
Hoje estrutura econômica e financeira do planeta é completamente interligada. Não há mais fronteiras para negócios internacionais.
As transações comerciais no mundo globalizado ocorrem rapidamente e em grande quantidade e volume, por meio de formas bem diversificadas. As bolsas de valores em todo o mundo estão sujeitas a acontecimentos econômicos e a problemas sociais capazes de causar reduções drásticas de investimento ou transferências imediatas de recursos de um mercado para o outro.
As empresas atualmente possuem um escopo e um raio de ação muito maior e mais abrangente do que em qualquer momento e assim permanecerão por isso as possibilidades de atuação empresarial e as ações que elas podem empreender, em conjunto ou separadamente, são inúmeras e bastante diversificadas. As empresas também têm um importante papel na questão ambiental, um assunto cada vez mais debatido visto que interesses econômicos não podem ser separados dos problemas do meio ambiente ou sociais.
Em todo mundo, os esforços contábeis focalizam e reúnem forças para que a harmonização da contabilidade em nível mundial continue. Sua ideia básica é que todos falem a mesma língua, adotem um mesmo procedimento e obedeçam aos mesmos critérios. Sendo assim, a contabilidade caminha para uma única forma de apresentação, mediante os mesmos critérios e por meio de padrões comuns, adotados por todos os países numa moeda e idioma únicos. A ideia é que seja possível que qualquer pessoa do planeta possa analisar de forma consistente os dados e informações financeiras de uma empresa com sede em outro país, e também que sejam feitos investimentos nos principais mercados do mundo sem a necessidade de adaptações profundas nos relatórios contábeis, só convertendo o valor da moeda e o