O Advogado Do Diabo
Suspense e drama envolvem o filme que retrata a história de Kevin Lomax, um advogado criminal.
Com uma certa conotação religiosa, o filme caracteriza problemas como egocentrismo, vaidade e ganância no homem, mostrando as consequências negativas que acontecem caso esses pecados sejam exercidos.
Fácil de ser persuadido pela sua vaidade, Lomax se deixa levar pelas tentações, pois todo o mal se apresenta de uma forma convidativa e mascarada.
Nas primeiras cenas do filme, notamos que as más intenções já cercavam o protagonista, agindo através do jornalista. Por meio de provocações, o noticiarista fez com que ele tomasse uma decisão que fugia aos seus valores, valores aqueles que lhe foram passados pela sua mãe, que era uma religiosa, – o advogado defende a inocência de seu cliente, mesmo sabendo da culpa dele.
Depois de sua atitude errada, o advogado acredita conseguir na bebida um alívio temporário, uma fuga de seus problemas, e nesse contexto de alienação, um dos funcionários de Milton, um grande empresário do ramo advocatício, consegue convencer Kevin a se mudar para Nova Iorque oferecendo-o um bom dinheiro, um ótimo emprego, o que tornaria possível dar a sua esposa e si mesmo mais conforto e melhor qualidade de vida.
Chegando à Nova Iorque, ele se depara com um mundo totalmente diferente do qual ele vivia com constantes provações e pecados. Durante o filme inteiro Lomax luta por coisas que ele considera importante, como o dinheiro e sucesso, acreditando que tais coisas possam lhe trazer prazer e conforto. Ele dedica todo seu tempo ao seu trabalho, e deixa de lado o que realmente poderia trazer-lhe a verdadeira felicidade, como o amor de sua esposa e mãe.
Kevin descobre no final que Milton é seu pai. Também percebe como que ele foi influenciado e vai atrás dele, no dialogo final, o diabo tenta se colocar como uma figura de salvação para os seres humanos e se aproveita da fraqueza de Kevin para tentar persuadi-lo a se juntar a ele,