O acesso da classe c aos bens de consumo
A construção da identidade sexual no homem e na mulher. Trabalho apresentado no seminário: Perversão
Coordenado pelo Prof. Dr. Flávio Carvalho Ferraz
Cristiane Barbieri
Paula Gomes Vieira
Instituto Sedes Sapientiae Departamento de Psicanálise
2001
A sexualidade humana não é outorgada pelo biológico. Freud nos aponta, pela teoria psicanalítica, os caminhos de sua construção; passando pelo auto-erotismo, narcisismo e édipo. A partir dessa idéia, de que a sexualidade humana deverá ser construída pelo atravessamento dessas fases, através de mecanismos de defesa específicos, tentaremos discutir a construção da estrutura perversa como um caminho possível de construção de identidade sexual.
A questão do gênero se destaca a nosso ver, a partir do ponto em que a perversão é freqüentemente colocada como um quadro predominantemente masculino. Gostaríamos de discutir este elo perversão –masculinidade. Em que momento da etiologia da perversão se insere a questão do gênero?
Num segundo momento abriremos para pensar se a perversão pode também ser uma saída para a construção da sexualidade feminina. A perversão.
A construção da identidade sexual no homem e na mulher. Cristiane Barbieri
Paula Gomes Vieira
A descoberta por parte da criança da diferença entre os sexos é equivalente, em qualidade traumática, à anterior descoberta da alteridade e a ulterior revelação da inevitabilidade da morte.
Alguns indivíduos nunca resolvem nenhum desses traumas universais, em alguma medida, todos nós os negamos nos mais profundos recessos de nossas mentes,
Joyce McDougall
In As múltiplas faces de eros – pg XVI A sexualidade humana não é outorgada pelo biológico. Freud nos aponta, pela teoria psicanalítica, os caminhos de sua construção; passando pelo auto-erotismo, narcisismo e édipo. A partir dessa idéia, de que a sexualidade humana deverá ser construída pelo atravessamento dessas fases, através de mecanismos de defesa específicos, tentaremos