Múltiplos e Submúltiplos
GRANDEZAS e UNIDADES
A palavra GRANDEZA significa aquilo que pode ser maior ou menor. Temos como exemplos o tempo, o comprimento, o peso, etc. Como não basta dizer que uma coisa é maior ou menor que outra, houve a necessidade de criar as UNIDADES, que servem para saber o quanto maior ou menor essa coisa o é. Por isto, podemos dizer que a UNIDADE é uma grandeza fixa que serve para comarar grandezes do mesmo tipo. A esta comparação dá-se o nome de MEDIDA.
Exemplo: O QUILO é a unidade de medida da grandeza PESO.
Como é insuficiente utilizar a medida de referência para quantificar algo, teremos que usar Múltiplos e Submúltiplos. O sistema decimal (baseado em 10 unidades) é a base de todos os múltiplos do Sistema Internacional.
Quadro Geral de Unidades
Para convertermos uma unidade menor numa unidade maior, ou seja, um submúltiplo num múltiplo, há que multiplica-la por 10, 100, 1000, etc., enquanto para converte-la numa unidade menor, ou seja, converter um múltiplo num submúltiplo, divide-se por 10, 100, 1000, etc.
Para entender melhor como passar de uma unidade para outra unidade apresento um quadro mostrando cada posição de cada unidade:
Do lado esquerdo da unidade encontram-se os submúltiplos e do lado direito os múltiplos. Para passar de uma unidade para outra maior basta acrescentar zeros (ou no caso de número decimal passar a virgula x casas para a frente) e para passar de uma unidade para outra menor basta retirar zeros (ou no caso de número decimal passar a vírgula xcasas para trás).
Por exemplo:
12 k = 1200 da (converter kilo para deca) – multiplicou-se por 100, ou acrescentou-se dois zeros
1200 da = 12 k (converter deca para kilo) – dividiu-se por 100, ou retirou-se dois zeros
123,4567 k = 12345,67 da (converter kilo para deca) – como é um número decimal avançámo-la duas casas
12345,67 da = 123,4567 k (converter deca para kilo) – como é um número decimal andamos com a vírgula duas posições para trás
-