analise do filme laranja mecanica
O presente trabalho foi realizado no Centro de Referência da Assistência Social- Cras Ruth Máximo Filgueiras com a psicóloga P.B.P que atua a 3 anos nessa instituição, se refere á discussão feita em sala de aula. Esse trabalho traz as reflexões sobre a relação do homem com a instituição. A instituição faz parte do órgão público da Secretária de Assistência Social do município de Três Lagoas-MS, realizando um trabalho dentro da instituição de psicólogo social.
INTRODUÇÃO
PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
A Psicologia Institucional é o termo usado para designar a abordagem da psicologia nas instituições, fundamentada no referencial psicanalítico. Surgiu na Argentina na década de 60 e difundiu-se no Brasil através do estado de Rio Grande do Sul.
José Bleger contribuiu de maneira fundamental para o desenvolvimento de métodos de trabalho a nível institucional, ampliando seus estudos sobre grupos e entendendo que a instituição é um grupo que resulta de acordos que se fazem entre a organização e as pessoas a quem a organização confia às atribuições contidas nas funções.
Entendendo a dinâmica institucional, este teórico, enfatiza a importância dos objetivos do psicólogo e os objetivos da instituição, e propõe que a Psicologia Institucional é constituída por um processo de investigação e ação, onde o método clínico de indagação operativa é um instrumento básico de pesquisa.
O criador da Psicologia Institucional afirma ainda que ocorreu uma mudança de paradigma em relação aos campos de atuação do psicólogo, no âmbito individual e privado, relacionados somente a problemas psicopatológicos e no campo de promoção a saúde, abriu assim amplas possibilidades para atuação em grupos, empresas e instituições.
Portanto, podemos entender que para o psicólogo, atuar em uma instituição esta lhe interessará como organismo concreto, mas sem deixar de lado que seu principal objetivo é o de estudar os fenômenos humanos que se dão em relação com a