Morfologia da Bactéria
As bactérias são seres unicelulares simples e não possui núcleo chamados de procariontes. As bactérias consegue sobreviver em todos os ambientes. As estruturas das bactérias são formadas por parede celular, capsula, membrana plasmática, citoplasma, nucleóide, ribossomos, flagelos, Pili ou Fímbrias.
A morfologia da bactéria e caracterizada pelo tamanho forma arranjo com: Os cocos (forma de Arredondadas), Bacilos (forma de bastonetes), espiroquetas (forma espiral), e vibriões (forma de vírgula). A coloração de gran é bastante utilizada ela permite distinção entre as bactérias gram positiva e gram negativa quando a parede celular de bactéria fica gram positiva e que for formada uma camada espessa de peptidoglicano e gram negativa se forma uma camada fina de peptidoglicana com uma camada externa de lipopolissacarido e proteína.
As bactérias são pequenas, se multiplicam com rapidez e se adapta as mudanças de ambientes, também possuem vida própria e preferindo ambientes úmidos. Existem também bactérias patogênicas que bactéria que causam doença infecciosa no contato com alimento, ar e água. Quando o organismo é infectado pela bactéria patogênica é necessário o uso do antibiótico para combater a manifestação. Alguns exemplos de doença: Tuberculose, tétano, pneumonia.
Morfologia dos Fungos
Os fungos são unicelulares e pluricelulares eles possuem parede celular constituída de quitinas e glicanas. É são divididos em filamentos e leveduriformes
O fungo apresenta unidade estrutural que são os hifas que são denominada por micélio. Estes hifas podem ser septadas e sua função é de fixação ao substrato além de reprodução e digestão extracelular. E o micélio é uma parte do fungo que corresponde a sustentação e absorção de nutrientes.
Os fungos trazem doenças para os homens, uma delas é a micose candidíase, histoplasma e outras que afetam pelas unhas, cabelos. Para o tratamento dessas afeções que o fungos traz é preciso identificar o agente