Análise de uma viga em balanço
A experiência “Viga em Balanço – Análise de Tensões, Deformações e Deslocamentos”, consiste em analisar a estrutura de uma viga engastada realizando medidas de deslocamento e deformações em um determinado ponto da viga enquanto são aplicadas diferentes cargas (P). Para realizar medidas de deformação, foram utilizados extensometros colados na viga, os quais mediram as deformações da mesma de acordo com a carga (P) aplicada perto da extremidade da viga. Para medir o deslocamento no pré-determinado ponto da viga, foi utilizado um relógio comparador, medindo assim diretamente a flecha de acordo com a carga (P) aplicada.
Os testes têm como finalidade validar os conceitos teóricos aprendidos em sala por meio de testes e técnicas de medidas práticas, comparando os resultados obtidos na experiência com os esperados pela teoria.
OBJETIVOS
- Medir experimentalmente as deformações (d) e deslocamento (mm) - Aplicar cargas pré-determinadas - Calcular pela teoria clássica os seguintes itens:
Reações de apoio e diagramas de esforços internos solicitantes
Características geométricas da seção
Tensão normal s nos pontos A, B e G da secção L1 –
Diagrama de tensões normais.
Tensões de cisalhamento T nos mesmos pontos
Diagrama de tensão de cisalhamento.
Deslocamentos transversais e deslocamentos angulares
- Comparar resultados obtidos experimentalmente com os resultados esperados pela teoria clássica
- Determinar a máxima carga suportada pela viga atendendo às condições de rigidez e resistência
RESUMO TEÓRICO
Os seguintes tipos de ligações dos extensometros foram utilizados: ¼ de ponte, ½ ponte e ponte completa.
¼ DE PONTE:
Ligação mais simples, cujo gage é ligado em apenas 1 braço da ponte de Wheatstone. Pode ser ligado com 2 fios ou 3 fios.
Na ligação de 2 fios os dados apurados podem sofrer muita interferência de fatores externos, como temperatura, comprimento do fio, umidade etc. Para contornar esse erro é utilizada a montagem