M todos e T cnicas de Pesquisa Social
Autor: Antonio Carlos Gil
Descrição: Graduado em Ciências Políticas e Sociais e doutor em Ciência pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
Editora: Atlas – São Paulo
Ano: 1995
Pontos Marcante: Métodos Científicos Gerais (28); Formulação do Problema (53); Cálculo do Tamanho da Amostra e Erro (100).
Registro: 303.8 / G463m
1. A Natureza da Ciência Social
2. Os Métodos das Ciências Sociais
3. A Pesquisa Social
4. Formulação do Problema
5. Construção de Hipóteses
6. O Delineamento da Pesquisa
7. Operacionalização das Variáveis
8. A Amostragem na Pesquisa Social
9. A Observação
10. A Entrevista
11. Questionário
12. As Escalas Sociais
13. Os Testes
14. A Utilização de Documentos
15. A Análise e a Interpretação
16. O Relatório de Pesquisa
1. A Natureza da Ciência Social
O Conhecimento do Mundo (19)
O homem procura conhecer o mundo que o rodeia, desenvolvendo sistemas que lhe permitam conhecer a natureza das coisas e o comportamento do homem. Formas de conhecimento variadas não satisfazem aos espíritos mais críticos: a observação casual pode levar a equívocos, as religiões fornecem informações contraditórias, a poesia é subjetiva, as autoridades podem ser frágeis, e o conhecimento filosófico pode levar a conhecimentos sem possibilidade adequada de verificação.
A partir da necessidade de obtenção de conhecimentos mais seguros que os fornecidos por outros meios, desenvolveu-se a ciência que constitui um dos mais importantes componentes intelectuais do mundo contemporâneo.
A Natureza da Ciência (20)
A ciência pode ser caracterizada por uma forma de conhecimento objetivo, racional, sistemático, geral, verificável e falível. Há situações, entretanto, em que torna possível determinar com toda clareza se determinado conhecimento pertence à ciência ou à filosofia, o que ocorre sobretudo no domínio das ciências humanas.
Peculiaridades das Ciências Sociais (22)
Há autores que não consideram-nas como verdadeiras ciências,