M Todos Contraceptivos
A contracepção é o ato de utilizar os mais variados métodos para evitar a gravidez.
Os métodos contraceptivos evoluíram, ao longo dos anos, aumentando sua eficácia. São utilizados também para o tratamento para Ovário Policístico e planejamento familiar; porém não existe um método que seja eficaz para homens e mulheres ao mesmo tempo. Sempre se deve usar com orientação médica, pois os eles são receitados de acordo com a idade, as necessidades para reprodução e a frequência com que a pessoa mantém relações sexuais.
Métodos Comportamentais
Tabelinha
Ocorre da seguinte forma: a mulher deve contar o primeiro dia de menstruação, que é o início de seu ciclo, e o dia que antecede ao início da próxima menstruação, que é o seu último dia de ciclo menstrual. O resultado será correspondente ao número de dias que tem seu ciclo (variam entre 26, 28 e 32 dias).
Quando a mulher obtiver esse número de dias, ela deverá dividi-lo por dois porque o período fértil costuma ocorrer na metade do ciclo e o dia fértil é considerado o dia da ovulação. Quando ocorrer a menstruação, deve-se somar o número referente à metade de seu ciclo menstrual e assim poderá obter seu dia fértil. Nesse caso, ao saber seu dia fértil, deve-se evitar as relações sexuais 4 dias antes e depois dessa data.
Porém, é um método ineficaz que somente pode ser feito por mulheres que tenham um ciclo menstrual regular. É recomendável que seja utilizado em conjunto com os preservativos porque o período fértil de uma mulher é a época em que ela sente mais desejo sexual. A tabelinha não protege contra as doenças sexualmente transmissíveis e caso seja utilizado, deve ser em conjunto com outros métodos mais eficazes.
Temperatura Basal
Esse método observa as alterações da temperatura corporal durante o ciclo menstrual. Devido à ação da progesterona, a temperatura basal eleva-se entre 0,3 a 0,8°c.
A mulher deve medir sua temperatura com um termômetro, por um período de 5 minutos pela manhã,