M Todos Contraceptivos
Métodos Naturais
Tabelinha: método natural em que se evita a relação sexual propriamente dita no chamado período fértil da mulher. Esse método não é muito confiável pois o ciclo da mulher pode apresentar variações.
Coito Interrompido: método em que o homem retira o pênis da cavidade vaginal antes da ejaculação. Esse procedimento não é seguro, pois mesmo antes da ejaculação uma pequena quantidade de líquido espermático contendo espermatozoides é liberada na vagina.
Métodos Artificiais:
Pílula Anticoncepcional: é uma combinação de hormônios femininos sintéticos que atuam inibindo a liberação de gonadotrofinas pela hipófise (FSH e LH). Sem os hormônios hipofisários, não há ovulação; sem ovulação não há concepção.
Preservativos; o uso de preservativos visa impedir o encontro dos gametas através de barreiras representadas por uma borracha razoavelmente elástica.
Diafragma e geléia espermicida: o diafragma é um objeto de borracha com forma de capuz que é introduzido na vagina e se adapta ao colo uterino pela própria mulher. Antes da colocação, unta-se a borracha com creme ou geléia espermicida.
Dispositivo intra-uterino (DIU): é uma peça de plástico em forma de ferradura da qual sai um eixo, também plástico, de aproximadamente 3,5 cm de comprimento, circundado por um filamento de cobre. Essa peça é inserida na cavidade uterina por um profissional médico especializado.
Vasectomia: método cirúrgico em que são seccionados os ductos deferentes,