M todos Cient ficos
Campus I – Campina Grande-PB
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS
Departamento Biológico
Docente: Valeria Veras Ribeiro
Disciplina: Metodologia Científica – Licenciatura- Tarde
Docentes: Brenna Hortins de Oliveira 142113654 Igor Meneses Cavalcanti de Albuquerque 142113107 Lorrana kelly Batista Gonçalves 142112151 Rebeca de Souza Oliveira 142112135 Ricardo Aurélio de Almeida Nunes Gomes 142113085
Métodos Científicos
Campina Grande
Setembro/2014
Método Científico
O método científico pode ser definido como a maneira ou o conjunto de regras básicas empregadas em uma investigação científica com o intuito de obter resultados o mais confiáveis quanto for possível. Entretanto, o método científico é algo mais subjetivo, ou implícito, do modo de pensar científico do que um manual com regras explícitas sobre como o cientista, ou outro, deve agir.
Geralmente o método científico engloba algumas etapas como: a observação, a formulação de uma hipótese, a experimentação, a interpretação dos resultados e, por fim, a conclusão. Porém alguém que se proponha a investigar algo através do método científico não precisa, necessariamente, cumprir todas as etapas e não existe um tempo pré-determinado para que se faça cada uma delas. Charles Darwin, por exemplo, passou cerca de 20 anos apenas analisando os dados que colhera em suas pesquisas e seu trabalho se constitui basicamente de investigação, sem passar pela experimentação, o que, contudo, não torna sua teoria menos importante. Algumas áreas da ciência, como a física quântica, por exemplo, baseiam-se quase sempre em teorias que se apoiam apenas na conclusão lógica a partir de outras teorias e alguns poucos experimentos, simplesmente pela impossibilidade tecnológica de se realizar a comprovação empírica de algumas hipóteses.
Existem tipos de métodos científicos, são eles o Indutivo, Dedutivo e o