M Todo De Ensino Frene
A Proposta Pedagógica da Escola baseia-se nos Princípios da Pedagogia Freinet. Acreditando que educar é construir juntos, a Pedagogia Freinet se alicerça em quatro eixos fundamentais:
Cooperação: como forma de construção social do conhecimento;
Comunicação: como forma de integrar esse conhecimento;
Documentação: registro da história que se constrói diariamente;
Afetividade: elo de ligação ente as pessoas e objeto de conhecimento. Princípios que Freinet considera invariáveis: “As Invariantes Pedagógicas”.
A criança e o adulto têm a mesma natureza.
Ser maior não significa necessariamente estar acima dos outros.
O comportamento escolar depende de seu fisiológico e orgânico, de toda a sua constituição.
A criança e o adulto não gostam de imposições nem disciplinas rígidas, quando significam obedecer passivamente a uma ordem externa
Ninguém gosta de fazer determinados trabalhos por coerção, mesmo que, em si, eles não desagradem. Toda atitude coerciva é paralisante.
Todos gostam de escolher seu próprio trabalho, mesmo que a escolha não seja a mais vantajosa.
A motivação é fundamental para o trabalho.
Todos querem ser bem sucedidos. O fracasso inibe, destrói o ânimo e o entusiasmo
O jogo não é natural à criança mas, sim, o trabalho
Não são a observação, a explicação e a demonstração - processos essenciais da escola – as únicas vias normais de aquisição de conhecimento, mas a experiência tateante, que é uma conduta natural e universal.
A memória, tão preconizada pela escola, só é válida e aceitável, quando integrada no tateamento experimental, onde é posta a serviço da vida.
As aquisições não ocorrem pelo estudo de regras e leis, como, ás vezes, se crê, mas sim pela experiência. Estudar primeiro as regras e leis é colocar o carro à frente dos bois.
A inteligência não é uma faculdade específica, que funciona como um círculo fechado, independentemente dos demais elementos vitais do indivíduo, como ensina a escolástica.
A escola cultiva