Placas Tect Nicas
Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência.
Segundo a Teoria da “Tectônica das Placas”, a litosfera é constituída de placas que se movimentam interagindo entre si, o que ocasiona uma intensa atividade geológica, resultando em terremotos e vulcões nos limites das placas.
Atualmente considera-se a existência de 12 placas principais que podem se subdividir em placas menores. Elas são: Placa Eurasiática, Placa Indo-Australiana, Placa Filipina, Placa dos Cocos, Placa do Pacífico, Placa Norte-Americana, Placa Arábica, Placa de Nazca, Placa Sul-Americana, Placa Africana, Placa Antártica e Placa Caribeana.
Link da imagem: http://pipauniverso.pbworks.com/f/1321916246/placas_tectonicas%20(1).jpg Formação das Cordilheiras Montanhosas
A cordilheira seria, explicando simplificamente, a colisão entre placas tectônicas que se enrugam e dão origem a uma sucessão de montanhas muito altas, que se destacam da paisagem. São rochas magmaticas ou sedimentares que devido a esse movimento das placas no perído cenozóico formaram grandes cadeias montanhosas. Nessas áreas da superficie terrestre são constantes terremotos e atividades vulcânicas; No Brasil não há cordilheiras nem montanhas, pois o Brasil se localiza bem no meio da Placa Sul Americana e por isso não está perto de limites de placas. Algumas Cordilheiras famosas: A América é marcada, pela cordilheira dos Andes, e pelas Montanhas Rochosas, a Europa pelos Alpes, com suas inúmeras ramificações, a África pela cordilheira do Atlas, e a Ásia pela importante Cordilheira do Himalaias.
Opcional (Você escolhe se quer por ou não):
Zonas de convergência: As placas tectônicas se aproximam, sendo pressionadas umas contra as outras. Esse fenômeno pode ser de subducção ou obducção.
Subducção: é quando há a colisão da placa oceânica com a continental, a oceânica por ser mais pesada, mais densa, afunda e fica sob a continental, e ao atingir altas