M Dulo 17
Índice
1. Característica do fotolito para impressão em quadricromia (tipo de ponto, lineatura)
2. Gravação de matrizes evitando o efeito moiré
3. Impressão serigráfica em quadricromia e em diferentes suportes
4. Trabalho prático – Serigrafia em papel
1. Característica do fotolito para impressão em quadricromia (tipo de ponto, lineatura)
1) CONCEITO BÁSICO:
Em artes gráficas, existem basicamente duas formas de se reproduzir uma cor: através de cores chapadas, já na tonalidade final (mistura física de cores), ou através da técnica de Quadricromia.
Na impressão de cores chapadas, para cada cor é realizada uma impressão. Se uma certa arte tem 10 cores, serão 10 impressões distintas. As desvantagens são o tempo elevado para a conclusão do trabalho (se o número de cores for elevado), assim como a necessidade de uma maior precisão de registro. A grande vantagem é que podemos imprimir sobre um material de qualquer cor (até mesmo o preto), pois as tintas usadas são opacas (não confundir com fosca), isto é, não são transparentes.
A Quadricromia é uma técnica de impressão, que permite reproduzir, com extrema fidelidade, qualquer cor ou tonalidade (efeito ótico), através de 4 cores transparentes, independentes e sobrepostas: amarelo, magenta (vermelho), cyan (azul) e preto, preparadas segundo a Escala EUROPA. Como são tintas transparentes, somente podem ser impressas sobre um fundo branco.
2) PARÂMETROS DOS FOTOLITOS:
Para a reprodução gráfica de uma arte de tom contínuo, é necessário converter uma fotografia, desenho ou pintura para uma imagem fragmentada em pequenos pontos, maiores ou menores, de acordo com a tonalidade do original. Essa fragmentação pode ser em linhas retas, circulares, grãos/pontos estocásticos ou retículas convencionais igualmente espaçadas entre si.
Graças a essa fragmentação, as retículas de meio tom, tem a aparência de tom contínuo devido à capacidade de resolução do olho humano