L MPADA
Por quem foi criada ?
A primeira lâmpada elétrica foi obra de um grande cientista americano, Thomas Alva Edison.
Quando foi criada ?
Ela foi criada em 1879. Antes disso, já se havia empregado a energia elétrica para iluminação com as lâmpadas em arco, que, todavia, não eram práticas e serviam apenas para a iluminação das ruas e de alguns logradouros públicos.
Como surgiu a idéia de criar a lâmpada? Edison compreendeu que as lâmpadas a arco não podiam ter muita difusão, e teve uma idéia brilhante, a de tornar incandescente um fio sutilíssimo de carvão, dentro de um espaço em que houvesse sido retirado o ar: de tal modo, o carvão podia arder, sem consumir-se rapidamente: assim, quando ele conseguiu realizar o vácuo no interior de uma pequena ampola de vidro, tinha aparecido a primeira lâmpada.
O que é a lâmpada incandescente ?
A lâmpada incandescente é um dispositivo eléctrico que transforma energia elétrica em energia luminosa e energia térmica.
Como era a primeira lâmpada ?
Com um filamento de carbono, para seu uso, ele desenvolveu um sistema elétrico de distribuição de luz e potência, incluindo geradores, motores, tomadas leves, caixas de junção, fusível de segurança, condutores subterrâneos, entre outros artifícios.
Como são as lâmpadas
?
As lâmpadas incandescentes possuem uma proteção de vidro boro-silicato, cuja finalidade é impedir a oxidação do filamento de tungstênio aquecido em contato com o oxigênio, proteção essa que denominamos bulbo. O bulbo normalmente é preenchido com algum gás inerte como o argônio, ou o nitrogênio sob baixa pressão cuja a finalidade é reduzir o efeito de sublimação do filamento devido a alta temperatura.
Como são as lâmpadas
(imagem)
Como funciona ?
Quando se aciona um interruptor, a corrente elétrica passa pela lâmpada através de duas gotas de solda de prata que se encontram na parte inferior, e em seguida, ao longo de fios de cobre que se acham firmemente fixados dentro de uma coluna de vidro. Entre as