Tipos de l mpadas
Conceitos
Fluxo Luminoso: Quantidade total de luz emitida a cada segundo por uma fonte luminosa, ou seja, quantidade de lux que uma lâmpada produz. A unidade de medida do fluxo luminoso é o lúmen (lm), representado pelo símbolo Ø.
Temperatura de cor: Expressa a aparência de cor da luz emitida pela fonte de luz. A sua unidade de medida é o Kelvin (K). Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade de cor da luz. Ao aumentar a temperatura de cor, a luz passa de uma tonalidade quente a uma mais fria (do avermelhado para o azulado);
Eficiência luminosa: Indica o quociente entre o fluxo luminoso emitido pela lâmpada e a potência elétrica absorvida. Sua unidade é o lumen/Watt (lm/W).
Vida útil: Duração média de uma lâmpada. Número de horas indicando o tempo total de funcionamento de uma lâmpada.
Índice de Reprodução de Cor (IRC): Este índice quantifica a fidelidade com que as cores são reproduzidas sob uma determinada fonte de luz. Este índice é expresso por um número de 0 a 100, sendo 100 a máxima fidelidade de reprodução de cor.
Lâmpadas
Incandescentes
São constituídas de um bulbo de vidro, um filamento de tunsténio, gás de enchimento e uma base.
Funcionamento: Quando a corrente eléctrica é passada pelo filamento, os elétrons colidem com os átomos de tungsténio, liberando energia que se transforma em luz e calor.
Fluxo Luminoso:
Potência da lâmpada incandescente
Fluxo luminoso mínimo de lâmpadas 127V (lm)
Fluxo luminoso mínimo de lâmpadas 220V (lm)
40
480
415
60
804
715
75
1018
890
100
1507
1350
Temperatura de cor: 2.700 K
Eficiência Luminosa: Têm o menor rendimento luminoso de todas as lâmpadas (cerca de 17 lm/W)
Vida útil: Em média 1000 horas de funcionamento.
Potências: Estão disponíveis as versões de 25W, 40W, 60W, 100W, 150W e 200W.
IRC: Possui geralmente um IRC de 100.
Vantagens e desvantagens: As lâmpadas incandescentes produzem a chamada luz "quente," que é mais natural aos olhos humanos, são muito mais baratas e tem a