Introdução á ética
INTRODUÇÃO
O estudo da ética visa encontrar a melhor forma de viver, qual o significado e calor da vida, quais os padrões que devemos seguir para basear nosso viver.A ética cristã é a visão cristã do modo de proceder. A ética cristã visa também relacionar a LEI e o EVANGELHO e as normas de vida social e política e termos um parâmetro para saber o que é certo e errado.
______________________________________________________________________________
Parte da filosofia prática que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral (finalidade e sentido da vida humana, os fundamentos da obrigação e do dever, natureza do bem e do mal, o valor da consciência moral etc.), mas fundada num estudo metafísico do conjunto das regras de conduta consideradas como universalmente válidas. Diferentemente da moral, a ética está mais preocupada em detectar os princípios de uma vida conforme a sabedoria filosófica, em elaborar uma reflexão sobre as razões de se desejar a justiça e a harmonia e sobre os meios de alcançá-las. A moral está mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições destinadas a assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa. (JAPIASSÚ, 1996, p. 93)
ARISTÓTELES
O filósofo Aristóteles (384-324 a.C.) foi quem teria usado pela primeira vez a palavra ÉTICA no sentido de reflexão sobre os costumes. Por isso ele é considerado o fundador da Ética. A ÉTICA ARISTOTÉLICA se baseia no fim que é o bem supremo.
SARTRE E A ÉTICA
O CONCEITO de Sartre sobre a ética é “que nossas ações determinam quem somos e, portanto, se somos livres e podemos fazer escolhas também somos responsáveis por nossos atos. Não há garantia prévia, antecipada, de que a escolha que fazemos dará certo ou errado, é sempre uma escolha no escuro.” (Curso de História Unimes)
SARTRE
Muitos conflitos ocorrem porque o conceito de certo e errado varia de pessoa para pessoa e de grupo para grupo. Quando agir de certa forma é errado para uns e