I Social
Discussões => Ciência, Tecnologia e Saúde => Tópico iniciado por: -Huxley- em 10 de Setembro de 2011, 12:47:32
Título: Inteligência social: explicando o conceito
Enviado por: -Huxley- em 10 de Setembro de 2011, 12:47:32
Nos últimos anos, a ciência avançou na detecção de regularidades e explicações no campo da inteligência social. Muitas pessoas já têm um entendimento intuitivo dos princípios psicológicos da mesma simplesmente por viver a vida e interagir com os outros, mas sentem dificuldade só em pensar em como defini-la. Assim, eis a pergunta que não quer calar: como pode ser descrito o conceito de inteligência social?
Em 2006, o renomado autor de Inteligência Emocional, Daniel Goleman, surgiu com mais um trabalho de repercussão mundial. Estou me referindo à obra Inteligência Social: o Poder Oculto das Relações Humanas (Editora Campus). Nela, Goleman defende um novo modelo de inteligência baseado no emergente campo da neurociência social. Pessoalmente, acho que a parte mais interessante do livro foi o capítulo sobre a definição detalhada do conceito de inteligência social, o que permite um roteiro de estudo sobre a mesma. Gostaria de compartilhar essa informação com todos vocês.
Só lembrando que a inteligência social também é chamada de inteligência interpessoal. Ela é uma das duas inteligências pessoais: além da inteligência interpessoal, existe a inteligência intrapessoal.
A inteligência intrapessoal é a habilidade correlativa que nos permite configurar uma imagem exata e verdadeira de nós mesmos e nos faz capazes de utilizar essa imagem para atuar na vida de um modo mais eficaz.
Já a inteligência interpessoal consiste na capacidade de compreender os demais: quais são as coisas que mais os motivam, como trabalham e a melhor forma de cooperar com eles.
Essas foram as definições expostas por Goleman no best-seller Inteligência Emocional. Em Inteligência Social, Goleman define que os ingredientes fundamentais da