H RNIA DE DISCO TRABALHO ESCRITO
HÉRNIA DE DISCO LOMBAR
O papel do Educador físico na prevenção da doença e na indicação dos exercícios físicos
Belém
2013
Alunos: Alessandro Martins, Amanda Alcantara, Carlos Eduardo Souza, Estevison Ataide, Jonathan Soares e Rosivaldo Valente.
HÉRNIA DE DISCO LOMBAR
O papel do Educador físico na prevenção da doença e na indicação dos exercícios físicos
Trabalho orientado pela professora Izabel Fagury da disciplina Biomecânica da turma EFS3MB.
Belém
2013
Antes de adentrar no assunto propriamente dito faz-se necessário um apanhado geral dos assuntos que o cercam. A pesquisa segue da seguinte maneira. Será apresentado primeiro um apanhado geral sobre a coluna vertebral e onde nela podem ocorrer os mais variados tipos de hérnia, em seguida será apresentada a definição de hérnia de disco, as causas que levam a esta deformidade, a sintomatologia mais comum da mesma, a prevalência, os exames e o diagnóstico juntamente com a prevenção e o tratamento da hérnia de disco. Também serão abordadas, nesta pesquisa, as indicações e contra-indicações dos exercícios possíveis de se realizar com um aluno portador desta doença e, finalmente, será apresentado o papel do educador físico nestas condições de trabalho.
A coluna vertebral, ou espinha dorsal, estende-se do crânio até a pelve. É dividida em três regiões, são elas: Cervical, Torácica e Lombar. É, também, constituída por vinte e quatro vértebras distribuídas ao longo da coluna vertebral da seguinte maneira: sete vértebras cervicais, doze vértebras torácicas e cinco vértebras lombares.
Vale ressaltar que as articulações da coluna não têm uma grande amplitude de movimento, mas ainda permitem grande flexibilidade, arqueando-se para trás, torcendo-se e curvando-se para frente dentro das limitações impostas aos movimentos da coluna vertebral.
Em cada articulação entre as vértebras da coluna, desde a segunda vértebra até o sacro existem os discos