Algoritmo
Definição:
O conceito de algoritmo é freqüentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita culinária, embora muitos algoritmos sejam mais complexos. Eles podem repetir passos (fazer iterações) ou necessitar de decisões (tais como comparações ou lógica) até que a tarefa seja completada. Um algoritmo corretamente executado não irá resolver um problema se estiver implementado incorretamente ou se não for apropriado ao problema. Um algoritmo não representa, necessariamente, um programa de computador , e sim os passos necessários para realizar uma tarefa. Sua implementação pode ser feita por um computador, por outro tipo de autômato ou mesmo por um ser humano.
Exemplo; Troca de pneu do carro:
1. Desligar o carro
2. Pegar as ferramentas ( chave e macaco )
3. Pegar o estepe
4. Suspender o carro com o macaco
5. Desenrolar os 4 parafusos do pneu purado
6. Colocar o estepe
7. Enroscar os 4 parafusos
8. Baixar o carro com o macaco
9. Guardar as ferramentas
Exemplo. ( aplicado a computação )
Pseudocódigo
Definição:
Pseudocódigo é uma forma genérica de escrever um algoritmo, utilizando uma linguagem simples sem necessidade de conhecer a sintaxe de nenhuma linguagem de programação. É, como o nome indica, um pseudocódigo e, portanto, não pode ser executado num sistema real (computador) — de outra forma deixaria de ser pseudo.
Exemplo.
Abaixo segue um exemplo de um programa que faz a leitura de dez números e calcula a média dos números positivos somente:
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO:
Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias. Linguagens de programação podem ser usadas para expressar