F Sica Moderna Descobertas Do S Culo 19
Ronielly Santana Coelho¹,
¹Instituto Federal do Sertão – campus Petrolina, ronielly.santana@hotmail.com
Os estudos do século 19 foram importantíssimos para o desenvolvimento da ciências e das pesquisas tecnológicas. Começando com a tentativa de entender a radiação dos corpos, o que gerou o modelo de corpo negro, passando por efeito fotoelétrico e efeito Compton a ciências da natureza pode entender melhor fenômenos e até desenvolver modelos atômicos novos e teorias sobre calor especifico dos sólidos.
Radiação eletromagnética
Toda vez que você aquece um metal ele acaba vibrando mais, suas moléculas vidram mais, isso que dizer que os elétrons passam a vibrar mais porque absorve mais energia, consequentemente esses elétrons passam a emitir energia na forma de ondas eletromagnéticas.
A primeira onda emitida mais fácil de perceber é a radiação infravermelha, um corpo aquecido emite infravermelho e isso é possível ser notado através do calor. Se continuar esquentando o metal ele começara a emitir cores, sendo a primeira cor emitida o vermelho até chegar ao violeta, e a emissão de todas as cores forma o branco como podemos ver na figura 1.
Figura 1 metal de um uma motocicleta irradiando cores, devido sua alta temperatura.
Continuando esquentando o metal ele irá produzir ultravioleta. Para entender como é que funciona o aquecimento dos corpos e a emissão de ondas eletromagnéticas os físicos do séc. 19 criaram o modelo de corpo negro.
Modelo de corpo negro
O Corpo negro seria um corpo ideal para absorver e emitir energia. Imagine um corpo de cor verde (fig 2), o que significa que se jogar luz verde nesse corpo ele ira refletir uma parte, supostamente 20%, consequentemente absorve 80% da luz e também supostamente ele emita 20%. O que isso quer dizer e que dos 100%, ele ta refletindo 20% que é responsável pela visão do corpo, os 80% absorvido vai aquecer o corpo e a emissão é responsável pelo