F sica eletriza o por atrito
Professor: Nilton
3° ano Ensino Médio
Sumário
1. Tema: Eletrização por atrito………………….3
2. O que é eletrização?..................................4
3. Eletrização por atrito………………………......5
3.1. Eletrização por atrito………………………...6
4. Exercícios de fixação…………………………….7
5. Experiência………………………………………...8
6. Bibliografia…………………………………………9
Tema: Eletrização por atrito
Membros do grupo:
Bárbara Chiaratti Queiroz
Gabriela Domingues
Nayara Tanner
Caile Faria
Tales Amaral
O que é eletrização?
Chamamos de condutores os corpos onde as partículas portadoras de carga elétrica conseguem se mover sem dificuldade, os corpos onde isso não acontece chamamos de isolantes.
Ex (condutores): Metal, Ouro, Cobre etc.
Ex (isolantes): Madeira, Vidro, Papel, Isopor, etc.
Trata-se da liberação de elétrons de uma camada (da distribuição eletrônica dos elementos - QUIMICA) para outra. Os elétrons ‘livres’ vão passando de um átomo para o outro ocasionando a corrente elétrica.
Quando os objetos estão carregados, não importa a polaridade, estão eletrizados.
Ex: Quando um corpo ganha elétrons dizemos que ele foi eletrizado negativamente, pois o número de elétrons no corpo é maior que o número de prótons no mesmo.
E quando um corpo perde elétrons o número de prótons no corpo é maior que o de elétrons, então, dizemos que o corpo está positivamente eletrizado.
Eletrização por atrito
O processo pelo qual um corpo adquire carga elétrica é conhecido como eletrização. Quando um corpo ganha elétrons dizemos que ele foi eletrizado negativamente, pois o número de elétrons no corpo é maior que o número de prótons no mesmo. E, quando um corpo perde elétrons o número de prótons é maior que o de elétrons, então, dizemos que o corpo está positivamente eletrizado.
Se atritarmos um pedaço de flanela com um bastão de vidro, os dois corpos antes neutros, agora apresentam propriedades elétricas, dizemos então que os corpos