F Rmaco
Dipirona
Nome comercial
Novalgina
Classe Farmacológica
Analgésico e antipirético
Absorção
No trato gastrointestinal, a absorção não é extensivamente alterada quando administrado concomitantemente a alimentos.
Distribuição
O grau de ligação as proteínas plasmáticas de seu principal metabólito é de 58%. Após administração intravenosa, a meia-vida plasmática é de aproximadamente 14 minutos.
Metabolização
Após a administração oral, a dipirona sódica é completamente hidrolisada em sua porção ativa, 4-N-metilaminoantipirina (MAA).
Excreção
Fezes e urina.
Fármaco
Nimesulida
Nome comercial
Nimalgex
Classe Farmacológica
Antinflamatórios
Absorção
No trato gastrointestinal, a presença de alimentos tem uma influência limitada na taxa e extensão de absorção. Administração retal e administração tópica.
Distribuição
Este fármaco liga-se até 97,5% às proteínas plasmáticas e é distribuída principalmente no compartimento do fluido extracelular.
Metabolização
A nimesulida é extensivamente metabolizada. O principal metabólito e único que pode ser monitorizado no plasma é o derivado 4-hidroxi da nimesulida (M).
Excreção
É principalmente excretada na urina, pode ocorrer também excreção fecal.
Fármaco
Digoxina
Nome comercial
Digoxina
Classe Farmacológica
Antiarritmicos
Absorção
Inicia-se no estômago e é concluída na parte superior do intestino delgado. Após as refeições tem-se um retardamento na sua taxa de absorção, mas não se verifica, de maneira geral, alteração na quantidade de fármaco absorvido.
Distribuição
Ampla distribuição pelo corpo, sendo capaz de atravessar a placenta e a barreira hematoencefálica. As concentrações deste fármaco no coração, fígado e músculo esquelético tendem a serem maiores que as concentrações plasmáticas.
Metabolização
Os principais metabólitos da Digoxina são diidrodigoxina e digoxigenina.
Excreção
Este digitálico é excretado praticamente sob a forma inalterada na urina e, portanto, sua eliminação é altamente