ELETROMAGNETISMO
Resumo
Este experimento abordará sobre o campo elétrico, potencial elétrico e superfícies equipotenciais. O campo elétrico é aquele em que está localizado em uma região onde dentro dessa região existe uma carga que exerce ações elétricas, já o potencial elétrico é representado por linhas equipotenciais de três dimensões. As superfícies equipotenciais de um determinado ponto x são aquelas onde o potencial elétrico é o mesmo em qualquer desse ponto x.
Palavras chave: campo elétrico, potencial elétrico e superfícies equipotenciais. .
Introdução
Este relatório tem por objetivo mostrar a ação do campo elétrico, potencial elétrico e superfícies potenciais e como os três estão relacionados. Um campo elétrico é um campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, (elétrons, prótons ou íons) ou por sistemas delas. Cargas elétricas colocadas num campo elétrico estão sujeitas à ação de forças elétricas, de atração e repulsão dependendo do valor da carga. O Campo elétrico é vetorial como mostra a figura abaixo, o campo elétrico em torno de uma carga é vetorial, ou seja, tem direção e sentidos definidos. Convenção do sentido do campo E.
Na figura acima temos uma esfera ora eletrizada com carga positiva, ora com carga negativa, na qual indicaremos a direção e o sentido do campo elétrico usando o vetor E, que denominaremos campo elétrico. Convencionou-se que o campo da carga, também chamada de carga fonte Q > 0, é de afastamento, e o da carga fonte Q < 0 é de aproximação.
Potencial elétrico é a capacidade que um corpo energizado tem de realizar trabalho, ou seja, atrair ou repelir outras cargas elétricas. Com relação a um campo elétrico, interessa-nos a capacidade de realizar trabalho, associada ao campo em si, independentemente do valor da carga que colocada num ponto desse campo. Para medir essa capacidade, utiliza-se a grandeza potencial elétrico.
Potencial elétrico é uma grandeza escalar que mede a energia potencial