E - SIMULADO 2
As conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc. Neste período, era muito comum, as famílias nobres encomendarem pinturas (retratos) e esculturas junto aos artistas. Foi na Península
Itálica que o comércio mais se desenvolveu neste período denominado renascentista. Esse momento é considerado como um importante período de transição envolvendo as estruturas feudo capitalistas. As bases desse movimento eram proporcionadas por uma corrente filosófica reinante, o humanismo, que descartava a escolástica medieval, até então predominante, e propunha o retorno às virtudes da antiguidade.
Como características do Renascimento Cultural, pode-se afirmar que a assertiva CORRETA está no item: I. Teocentrismo; valorização da cultura egípcia; valorização da religião; estética fora da realidade.
II. Geocentrismo; valorização apenas de temas religiosos; influência do misticismo; estética monocromática. III. Temas não relacionados com a realidade; pobreza de cores nas pinturas; Teocentrismo; valorização de temas abstratos.
IV. Antropocentrismo; valorização da cultura greco-romana; valorização da Ciência e da razão; busca do conhecimento em várias áreas.
E seus melhores representantes italianos aparecem na alternativa:
A - Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael Sanzio, Botticelli e Tintoretto.
B - Pablo Picasso, Van Gogh, Galileu Galilei e Lucas Mantovanni.
C - Pitágoras, Renoir, Portinari, Monet e Laurentino Schiatti.
D - Lucas Mantovanni, Pablo Picasso, Monet, Girondinelli e Renoir.
É correto apenas o que